Tratamento Vascular Aracaju, Sergipe

Tratamento Vascular em Aracaju. Conheça os profissionais especializados desta área em sua região, aproveite e leia nossos artigos com tutoriais, dicas e informações relevantes sobre este assunto.

Romulo de Oliveira Silva
(79) 2107-6400
Av. Goncalo Rolemberg Leite 1490
Aracaju, Sergipe
Especialidade
Angiologia

Dados Divulgados por
Aurea Regina Teixeira de Andrade
(79) 3246-6085
R Jose de Faro Rolemberg 663
Aracaju, Sergipe
Especialidade
Angiologia

Dados Divulgados por
Dimese
(79) 3211-9335
Rua Guilhermino Rezende 336
Aracaju, Sergipe
 
Ivan S L Prudente
(79) 3211-3942
Avenida Gonçalo Prado Rolemberg 211 s 902
Aracaju, Sergipe
 
Clínica Amise
(79) 3302-7025
Rua Guilhermino Rezende 318
Aracaju, Sergipe
 
Maira Oliveira Souza
(79) 3041-2555
Rua Lagarto 2025 - Clínica
Aracaju, Sergipe
Especialidade
Angiologia

Dados Divulgados por
Uniclínica Unidade Clínica Aracaju
(79) 3212-8300
Praça da Bandeira 500
Aracaju, Sergipe
 
Clínica Vascular e Estética Ricardo Morales
(79) 3246-1101
Rua Pedro Paes Azevedo, 504
Aracaju, Sergipe
 
Ortoclínica de Sergipe
(79) 3211-2966
Rua Carlos Correia 452
Aracaju, Sergipe
 
Policlin
(79) 3241-1113
Avenida Alcides Fontes 64
Aracaju, Sergipe
 
Dados Divulgados por

Tratamento Vascular

Varizes são veias dilatadas que geralmente aparecem nas pernas. Elas podem incomodar por razoes estéticas, mas em muitos casos podem evoluir para casos e complicações mais sérias.
As causas mais comuns de varizes são hereditariedade, gravidez, hábitos posturais (ficar muito tempo parado de pé) e fatores hormonais (anticoncepcionais e reposição hormonal da menopausa).
O que faz o sangue circular nas veias da perna é a contração da musculatura, principalmente os músculos da panturrilha aliado a ação das válvulas das veias.

As válvulas e a parede das veias vão se enfraquecendo e cedendo, permitindo que o sangue se acumule nas veias dilatando-as e formando as varizes.
As pessoas portadoras de varizes podem ter vários sintomas: desconforto, sensação de peso, coceira, inchaço. Estes sintomas geralmente pioram no final do dia e melhoram após um período de repouso. Nas mulheres pioram também nos períodos menstruais ou durante a gravidez.

QUAIS AS COMPLICAÇÕES DAS VARIZES?
Com a evolução da doença varicosa podem aparecer manchas escuras nas pernas e pés, descamação de pele, sangramento, infecções (erisipelas) e deformidades locais. Podem aparecer também feridas (ulceras) difíceis de cicatrizar.
Em casos mais complicados pode haver formação de trombos nas veias, levando as tromboses venosas. Pode ocorrer um desprendimento deste trombo que através da circulação chegará ate os pulmões levando as embolias pulmonares.

COMO É O TRATAMENTO DAS VARIZES?
Para as pequenas varizes (chamadas de vasos ou teleangiectasias) o tratamento consiste em injeções de substancias esclerosantes ou aplicações de laser. Isto é feito com o uso de um aparelho que projeta ar gelado sobre a pele deixando o procedimento praticamente indolor.
No caso do tratamento com o laser não há uso de agulhas e o disparo da luz é feito a distancia. Também se usa o aparelho que resfria a pele para diminuir a dor.

Quando as veias varicosas são maiores:
Quando a veia safena se estraga, o sangue que sobe nas veias das pernas começa a voltar por ela provocando um aumento da pressão nas veias superficiais e os sintomas que já descrevemos- isto é chamado refluxo safeno.

O tratamento convencional do refluxo da safena consiste em introduzir um fleboextrator na safena arrancando-a da virilha ate o nível do tornozelo. Este procedimento pode trazer lesões em nervos e linfáticos, causando dormências e edemas permanentes.

Atualmente existe um tratamento menos agressivo que consiste em introduzir uma fibra ótica por uma simples punção ( sem cortes) e aplicar laser dentro da safena provocando uma obliteração (fechamento) da mesma e corrigindo o problema sem precisar extrair a safena, evitando a lesão das estruturas vizinhas a ela (Veja o filme ao lado)

Isto é chamado de Obliteração endoluminal por laser e pode ser feito também em outras varizes que não as safenas.
Este procedimento dispensa a anestesia epidural na maioria das vezes exigindo apenas uma anestesia local com sedação.
Ele permite ao paciente o retorno a suas funções no dia seguinte.


As varizes é uma patologia com importante componente hereditário, isto significa dizer que mesmo após o tratamento é recomendável que o paciente faça anualmente uma checagem e se necessário um tratamento preventivo e com isto diminuir a chance de uma nova cirurgia.

AS CINCO REGRAS PARA QUEM TEM VARIZES

EVITE:
Longos períodos de pé parada, ou sentada.
Banhos muito quentes
Doses altas de hormônios
Exercícios de impacto ou de grande esforço (estando de pé parada)

ELIMINE:
O excesso de peso
O sedentarismo

PRATIQUE:
Caminhadas diárias
Natação dança hidroginástica, alongamentos.

COMBATA:
A preguiça
O sedentarismo
O deixe para amanhã

SE CUIDE:
No seu dia a dia reserve pequenos intervalos para elevar as pernas
Procure subir escadas (faz bem, acredite!)
Andar rapidamente quando sentada trabalhando, lembre-se de movimentar os pés para trabalhar a panturrilha (que é o “coração” das pernas)
Anualmente visite um cirurgião vascular para ver como esta sua circulação.

E, sobretudo: SE AME!