Pediatra Oeiras PI

Clínicas pediáticas de Oeiras. Encontre neste guia os pediatras de Oeiras e região; leia também nossos artigos sobre pediatria e da importância deste médico especialista em tratamento de crianças desde o nascimento até a fase adolescente.

Hidelberto Alves
(89) 3462-1709
Avenida Rui Barbosa
Oeiras, Piauí
 
E Angeline Cia Ltda
(89) 3462-1764
Avenida Rui Barbosa 470
Oeiras, Piauí
 
Unidade Mista de Saúde de Santa Rosa
(89) 3428-1201
Rua Veríssimo Antônio da Silva 83
Santa Rosa do Piauí, Piauí
 
Hospital Nossa Senhora da Vitória
(89) 3462-1901
Rua Padre Silva 321
Oeiras, Piauí
 
Almir de Sousa Meneses
(86) 223-0779
R Quintino Bocaiuva 533 - S
Teresina, Piauí
Especialidade
Pediatria

Dados Divulgados por
Sandra Regina Pinheiro Torres
(89) 3462-1885
Avenida Cândido Aleixo 243
Oeiras, Piauí
 
Hospital Daniel Rocha
(89) 3462-1352
Avenida Rui Barbosa 470
Oeiras, Piauí
 
Hospital Deolindo Couto
(89) 3462-1714
Avenida Rui Barbosa 586
Oeiras, Piauí
 
Mario Celso F Ferreira
223-1800
R Area Leao 318 - Norte
Teresina, Piauí
Especialidade
Pediatria

Dados Divulgados por
Ines Maria Gomes Leal Santos
Av Campos Sales 1591
Teresina, Piauí
Especialidade
Pediatria

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Pediatra

Pediatria é a especialidade da medicina dedicada a assistência a criança, adolescentes e pré-adolescentes.
A pediatria além de tratar de aspectos curativos, trata também de aspectos preventivos e de pesquisa buscando sempre encontrar melhores práticas de saúde e cura para doenças da infância.

O pediatra além de trata da saúde infantil, pode atuar também orientando as mães sobre questões tais como alimentação, aleitamento materno, vacinação, prevençãs de acidentes, a pediatria cuidando e dando todo tipo de orientação para as crianças e adolescentes terem um desenvolvimento mais saudável.

Pediatria é uma especialização médica rígida com sólida formação no estudo da anatomia e fisiologia das crianças ( a anatomia e funcionamento do corpo infantil, ainda em desenvolvimento é bem diferente da anatomia de um corpo adulto maduro ). Com uma duração de 2 ou 3 anos, a especialização de pediatria pode ser iniciada logo após a conclusão do curso de medicina e da residência médica.

Pediatria, Prevenção de Acidentes Infantis e o Desenvolvimento das Crianças

Pediatria: Cuidar da saúde das crianças hoje, previne doenças nos adultos de amanhã
Lesões e acidentes infantis, no Brasil, são as ocorrências mais comuns atendidas nos consultórios de pediatria.
Segundo dados oficiais, cerca de 110.000 crianças com menos de 14 anos de idade são atendidas todos os anos nas emergências hospitalares pelos pediatras devido a estes acidentes.
Entre as crianças atendidas os principais problemas são afogamento, quedas, acidentes com brinquedos e acidentes de trânsitos. Os pais sempre devem estar atentos para os brinquedos adequados para cada faixa etária de crianças.
Crianças com menos de 1 ano, por exemplo, os bebês tem uma forte tendência a exploração e experimentação, tendendo a colocar todo tipo de objeto pequeno na boca. Segundo a orientação da pediatria, os brinquedos para esta faixa etária devem ser sempre macios, grandes e vistosos, para que o bebê mesmo que os morda não consiga engolir ou se afogar.
Dos 3 aos 5 anos de idade o conceito da exploração ainda é forte nas crianças, só que agora ao invés de colocar os objetos na boca, a tendência é usar a nova força física do corpo crescido para subir, andar e correr pelos ambientes. Nesta idade deve-se ter um cuidado especial com janelas altas e também com a cozinha, não deixando facas, panelas e produtos de limpeza em locais de facil acesso, segundo os pediatras, crianças nesta idade tem uma forte tendência a confundir estes produtos com algo de comer ou beber, já que não sabem ler e interpretar os rótulos.
Dos 9 aos 14 anos é a época do despertar da inteligência, nesta fase da infância, os pais devem estimular este desenvolvimento, comprando brinquedos construtivos tais como jogos de montar, livros, jogos de tabuleiro ( para estimular a socialização com outras crianças ), material de esporte ( bola, corda, etc… ) e se possível computador.
Pediatria: Prevenças, diagnóstico e pesquisa para aumentar a qualidade de vida das nossas crianças

Grade Básica da Especialização em Pediatria

Anatomia ( principalmente anatomia infantil )
Fisiologia
Exame e Análises Clínicas
Psicologia Infantil Básica
Pedagogia
Patologia Infantil ( estudo das doenças )
Química Básica
Farmacologia Básica
Biologia
Pesquisa na Área de Prevenção de Acidentes
Carreira de Pediatria: Aspectos Favoráveis

Há excelentes oportunidades para pediatras nas grandes cidades, principalmente abrindo consultórios particulares ou então em grandes clínicas. A procura por médicos especializados, tais como os pediatras, tem se expandido bastante devido ao crescimento da classe média.
Carreira de Pediatria: Aspectos Desfavoráveis

O principal aspecto negativo da carreira de pediatra é a competição, a pediatria é um dos caminhos mais comuns seguidos pelos médicos que querem se especializar ( principalmente médicas, aproximadamente 65% dos pediatras são mulheres ), para se destacar é necessário muito trabalho sério.