Clínica de Fisioterapia Forquilhinha SC

Encontre Clínica de Fisioterapia em Forquilhinha. Conheça os especializados desta área em sua região, aproveite e leia nossos artigos com tutoriais, dicas e informações relevantes sobre este assunto.

Bem Estar
(48) 3463-3931
Rodovia Antônio Valmor Canela 1220
Forquilhinha, Santa Catarina
 
Crifisio Clínica de Reabilitação
(48) 3433-8725
Rua Antônio de Lucca 100 s 107
Criciúma, Santa Catarina
 
Clínica de Fisioterapia São Judas Tadeu
(48) 3437-7303
Rua Santo Antônio 629
Criciúma, Santa Catarina
 
Clínica Centrosul
(48) 3478-3456
Rua General Osvaldo Pinto da Veiga 1330 s 02
Criciúma, Santa Catarina
 
Di Corpore Clínica de Fisioterapia
(48) 3433-0363
Rua Coronel Pedro Benedet 488
Criciúma, Santa Catarina
 
Olifisio Clínica de Fisioterapia
(48) 3439-0591
Rua Coronel Pedro Benedet 190 s 301
Criciúma, Santa Catarina
 
Fisiomac Clínica Fisioterapia
(48) 3437-3251
Rua Joaquim Nabuco
Criciúma, Santa Catarina
 
Bio & Fisioterapia
(48) 3442-8562
Rua Coronel Pedro Benedet 505 s 704
Criciúma, Santa Catarina
 
Clínica Fisioterapia Rio Maina
(48) 3442-5415
Avenida Imigrantes 1439
Criciúma, Santa Catarina
 
Sculturalle Clínica de Fisioterapia
(48) 3443-2598
Rua Cecília Daros Casagrande 226 s 3
Criciúma, Santa Catarina
 

Clínica de Fisioterapia

Fisioterapia é a ciência da saúde que estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios do movimento humano decorrentes de alterações de órgãos e/ou sistemas. Seu objetivo é preservar, manter, desenvolver ou restaurar (reabilitação) a integridade de órgãos, sistema ou função. Como processo terapêutico utiliza conhecimentos e recursos próprios, utilizando-os com base nas condições psico-físico-social, tendo por objetivo promover, aperfeiçoar ou adaptar o indivíduo a melhoria de qualidade de vida. Para tanto utiliza-se da ação isolada ou conjugada de fontes geradoras termoterápicas, crioterápicas, fototerápicas, eletroterópicas, sonidoterápicas e aeroterápicas além de agentes cinésio-mecanoterápicos e outros mais advindos da evolução dos estudos e da produção científica da área. É uma atividade regulamentada pelo Decreto-Lei 938/69, Lei 6.316/75, Resoluções do COFFITO-Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Decreto 9.640/84, Lei 8.856/94 e Portarias do Ministério da Saúde. Pode ser administrada em consultórios, clínicas, centros de reabilitação, asilos, escolas, clubes, residências, hospitais, empresas, pesquisas, entre outros.
A fisioterapia atua em três principais bases:
Prevenção:
A atenção fisioterapêutica propicia o desenvolvimento de ações preventivas primárias, secundárias e terciárias. Mesmo antes da doença atingir o horizonte clínico, ou seja, de exibir sinais e sintomas, podem ser desenvolvidas intervenções preventivas. Em indivíduos sob atenção do Fisioterapeuta para recuperação funcional de lesões e/ou disfunções, ações preventivas mais complexas podem ser desenvolvidas, como por exemplo, a prevenção de incapacidade respiratória numa vitima de um dado quadro neurológico. No âmbito da saúde comunitária podem ser desenvolvidas ações preventivas visando a minimização de disfunções decorrentes de doenças cronico-degenerativas, prevenção de condições biomecanicamente desfavoráveis, escola de postura, dentre outras ações. É crescente a solicitação da sociedade para que o estado disponibilize com maior efetividade a atenção fisioterapêutica.
Reabilitação
Trata-se de um processo multiprofissional visando a reinserção bio-psico-social do paciente/cliente. Tem por objetivo desenvolver os movimentos e funções comprometidas depois de uma doença em tenha exigido imobilização.
Reintegração

Reintegrar a pessoa à sociedade é outro objetivo da atenção fisioterapêutica. É a estimulação do potencial neurológico em pessoas que sofreram seqüelas irreversíveis (perda de membros, lesões neurológicas). Tal reintegração se dá mediante o treinamento e adaptação dos pacientes às suas potencialidades.Recursos Fisioterapêuticos Os procedimentos da Fisioterapia contribuem para a prevenção, cura e recuperação da saúde. Para que o especialista eleja os procedimentos que serão utilizados, ele terá de proceder à elaboração do diagnóstico Cinesiológico Funcional, identificando a abrangência da disfunção, acompanhando também a reposta terapêutica aos procediemntos indicados e prescritos pelo profissional. Conheça os mais conhecidos procedimentos da Fisioterapia à sua disposição:
Cinesioterapia - Terapia por movimentos. São procedimentos onde se usa o movimento dos músculos, articulações,ligamentos, tendões e estruturas aos sistemas nervowso central e periférico, que têm como objetivo recuperar a função dos mesmos.
Eletrotermofototerapia - Procedimento com aparelhos geradores de sinais elétricos, como o Ultra-som Terapêutico, o LASER, TENS, dentre outros. Facilita a recuperação de estruturas e funções comprometidas.
Mecanoterapia - Procedimento com aparelhos mecânicos para fortalecer, alongar, repotencializar a musculatura e reeducar movimentos comprometidos.
Recursos manipulativos - São abordagens terapêuticas visando a mobilização/manipulação de segmentos articulares, musculos, nbervos e fáscias e trações segmentares e axiais. Os procedimentos manipulativos estimulam a dinâmica circulatória e a mobilidade dos tecidos e segmentos.
Hidroterapia - Procedimento feita no ambiente aquático.
Termoterapia - Procedimento com administração de modalidades biotérmicas.
Crioterapia - Emprego de gelo como procediemnto terapêutico, geralmente em segmentos para tratamento de contusões e luxações.


Fisioterapeuta é o profissional formado em curso superior de Fisioterapia, com registro no conselho profissional (Brasil),com autonomia e independência é o responsável pelo diagnóstico, prevenção, tratamento e recuperação de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas. A partir da consulta fisioterapêutica, elabora o diagnóstico, o prognóstico, desenvolve projeto de intervenção com objetivos claramente definidos, descrevendo os procedimentos a serem administrados, induz a ação dos recursos terapêuticos, controla a resposta, reelabora o projeto quando indicado e decide pela alta fisioterapêutica, quando os objetivos forem atingidos ou for alcançada a máxima recuperação funcional com o paciente/cliente.Principais áreas de intervenção:
Afecções respiratórias - Utiliza de procedimentos próprios para doentes acamados ou com bronquite crônica, asma e enfisema pulmonar. É a chamada Fisioterapia Respiratória.
Dermatologia - Utiliza procedimentos próprio para doenças dermatológicas e estéticos com aplicação ultra som, vácuo, laser, massoterapia para evitar e/ou reduzir a desarmonia corporal e tratar celulite, flacidez e estrias.
· Fisioterapia do trabalho - Também conhecida como Ergonomia. Promover ações terapêuticas preventivas à instalações de processos que levam a incapacidade funcional laborativa. Analisar os fatores ambientais, contributivos ao conhecimento de distúrbios funcionais laborativos. Desenvolver programas coletivos, contributivos à diminuição dos riscos de acidente de trabalho.
Geriatria e Gerontologia - Utiliza procedimentos próprios que visa estimular a musculatura, evitar o seu enrijecimento e treinar a coordenação motora e manutenção do equilibrio de pessoas idosas. E ainda tratar doenças comuns à terceira idade, tais como: Diabetes, hipertensão arterial, Sindromes vestibulares.
· Obstetrícia - Utiliza procedimentos próprios para as disfunções musculares e respiratórios para evitar problemas circulatórios e de postura em mulheres grávidas e treiná-las para o parto e pós parto. · · Ginecologia - Utiliza procedimentos próprios que visa a conscientização corporal, eletroterapia, cinesioterapia e outros recursos, na incontinência urinária e fecal, masculina e feminina, Vaginismo, Endometriose, Tensão pré-menstrual, Dismenorréia, entre outros. · Neurofuncional - Auxilia no tratamento de patologias do sistema nervoso, as mais comuns são traumatismo craniano (TCE), derrame cerebral (AVC), paralisias, síndromes.
Ortopedia e Traumatologia - Usar a eletroterapia, termoterapia, hidroterapia para aumentar a capacidade de movimentação, estimular a circulação e diminuir as dores de pacientes com fraturas, traumas musculares, distúrbios posturais e luxações.
Reeducação postural - Tratar deformidades da coluna ou problemas de postura com exercícios de alongamento e de fortalecimento muscular. Também conhecido como RPG.

Reumatologia - Melhorar os movimentos de pacientes com problemas nas articulações, deformações, artrite e reumatismos.

Disfunção da ATM - Atua principalmente sobre a Odontologia e patologias da coluna, tratando de disfunções da ATM (Articulação Temporo-Mandibular).

Pediatria (Fisioterapia Pediátrica) - Especialidade que utiliza de métodos e técnicas próprias para o tratamento de enfermidades neurológicas e cardiorespiratórias de crianças. Estimulação essencial ou precoce -Utiliza procedimentos próprios que ajuda o desenvolvimento físico, motor e sensorial de crianças e bebês com problemas neurológicos ou com atraso motor.